Emagrecer pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente àquelas que têm alguma doença que dificulta a perda de peso. Por isso, os remédios podem ser aliados nesse processo.
Diante das inúmeras opções que surgiram no mercado, uma chamou a atenção das pessoas. Trata-se do Wegovy, o “primo” do Ozempic, também fabricado pela farmacêutica Novo Nordisk.
Apesar de ambos serem à base de semiglutida, os remédios são usados para diferentes focos. Enquanto Ozempic é usado no tratamento a diabetes tipo 2, o Wegovy é direcionado para controle de pesos em adultos com sobrepeso e obesos, cujo IMC (Índice de Massa Corpórea) seja igual ou superior a 27 kg/m².
Leia mais:
- Ozempic surgiu do veneno: veja a origem do remédio usado para emagrecer
- Vem aí a próxima geração de remédios para perda de peso
- Mounjaro: concorrente do Ozempic chega ao Brasil com data e preço definidos.
Assim como qualquer medicamento, ele dever ser usado com algumas precauções e atenção. Por isso, é importante evitar a automedicação e o uso indiscriminado, que pode ser perigoso.
Se você se enquadra nas indicações de uso do remédio, veja este guia que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre Wegovy.
Como funciona o remédio Wegovy para emagrecer

O Wegovy é indicado para adultos com sobrepeso (com IMC acima de 27 kg/m²) que tenham comorbidades ou para obesos (com IMC acima de 30 kg/m²) – neste caso, com ou sem a presença de outra doença.
Conversamos com o Dr. Rogério Silva, especialista em medicina interna, cardiologista e pós-graduado em neurociência e psicologia, além de ter formação em nutrologia. Ele defende que, além dos aspectos físicos, a inteligência emocional pode contribuir para a saúde integral da pessoa e claro, ajudar na busca pelo peso ideal.
“O Wegovy é uma opção interessante e inovadora no tratamento da obesidade”, afirma ele. Porém, ressalta que a busca pelo peso ideal também é um fator que precisa ser trabalhado mentalmente. “Criei o Método FIRE, que busca dar um treinamento de inteligência emocional, o único feito por um médico, no Brasil, acredito que corpo e mente tenham que caminhar juntos”, explica.
Ele explica que o Wegovy atua como um agonista (substância que liga a um receptor celular e ativa-o para provocar uma resposta biológica da célula), como um hormônio natural que regula o apetite, aumentando a sensação de saciedade, ou seja diminuindo a vontade de comer. “Isso reduz a ingestão de calorias, os estudos mostram que é possível perder 15% do peso em cerca de pouco mais de dois meses”.

Quanto custa o tratamento com Wegovy?
O custo médio mensal do tratamento no Brasil gira em torno de R$ 1.200,00 a R$ 1.800,00, dependendo da dose e da farmácia. O crescimento no uso de Wegovy está influenciando o mercado de medicamentos para obesidade, aumentando a concorrência e, possivelmente, reduzindo a demanda por procedimentos invasivos como a cirurgia bariátrica.
Quais os riscos no uso do Wegovy?
A segurança a longo prazo ainda é estudada, especialmente em relação a efeitos raros como pancreatite, problemas renais e potenciais alterações na tireoide, como apresentado pelo Federal Drug Administration (FDA).
A FDA é o órgão governamental dos EUA responsável pelo controle dos alimentos (tanto para humanos, como para animais), suplementos alimentares, medicamentos (também para humanos e animais), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano.
Wegovy pode ser usado apenas com fins estéticos?
O uso sem indicação médica, com objetivo exclusivamente estético, levanta preocupações devido ao risco de efeitos colaterais graves e possível banalização da prescrição médica. “O medicamento não deve ser usado sem acompanhamento e prescrição médica”, orienta o Dr. Rogério.
Qual o diferencial do Wegovy, frente aos concorrentes?
O principal diferencial do Wegovy frente aos concorrentes é a maior eficácia comprovada na perda de peso, comodidade pela aplicação semanal e o perfil geral favorável de segurança e tolerância. Essas diferenças posicionam Wegovy como uma opção altamente atrativa e inovadora no tratamento da obesidade.
Lembramos que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que será obrigatória a retenção de receita médica para medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares. Serão duas vias, como a de antibiótico, tendo validade de 90 dias após a emissão.
As informações presentes neste texto têm caráter informativo e não substituem a orientação de profissionais de saúde. Consulte um médico ou especialista para avaliar o seu caso.
O post Wegovy: como funciona o remédio para emagrecer parecido com o Ozempic apareceu primeiro em Olhar Digital.